Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Terceira Reflexão - O Guião para a produção de um recurso multimédia para Quadros Interactivos

 Linguagens de Autoria em Educação

Terceira Reflexão

O Guião para a produção de um recurso multimédia para Quadros Interactivos

 

Com vista à elaboração final de um  flipchart, um recurso multimédia para quadros interactivos, sentiu-se a pertinência de traçar  um guião, instrumento orientador para essa produção.

O grupo de mestrandos do 1º Ciclo, do qual faço parte, começou pela tarefa de selecção do tema a explorar através do recurso a produzir.  Nesta empreitada, o artigo de Angeli, aconselhado pela  professora da disciplina, serviu-nos de grande  orientação, pois deu-nos pistas sobre critérios a ter em conta para a selecção de  temáticas passíveis de ser ensinadas através de recursos multimédia. Tendo em conta esses  critérios, as propostas apresentadas pelos elementos do grupo e as considerações da professora Maria João, optámos pelo tema do ensino das vogais por obedecer a vários dos critérios apontados por por esse autor para a eleição de um conteúdo a ensinar com recurso às TIC. O ensino das vogais foi a nossa escolha, em primeiro lugar,  devido à dificuldade que o professor do 1º ciclo sente no seu ensino pelo facto de não haver uma correspondência bi-unívoca som/grafema, como consequência, a sua aprendizagem se revestir de bastante dificuldade para muitos alunos e por uma aprendizagem deficiente das vogais ter tantas implicações em problemas de aprendizagem da leitura e da escrita, conforme se verifica, não só pela nossa prática lectiva, mas também se confirma pela literatura consultada.

Para a elaboração do documento orientador, começámos por traçar alguns pontos que nos pareceram pertinentes figurarem num guião deste tipo, como o tema do flipchart, os objectivos a atingir e competências a desenvolver e a justificação e fundamentação da selecção do tema, no entanto, estávamos a sentir alguma dificuldade em avançar na elaboração do guião. Esta dificuldade deveu-se ao facto de faltarem alguns pontos orientadores indispensáveis para o fim a que se destina este documento: a produção de um recurso multimédia com aplicação em contexto de sala de aula.

Dado estarmos a sentir alguns obstáculos na construção do deste documento, a  professora Maria João  apresentou uma proposta de guião que contribuiu para nos orientar e serviu de base para o nosso trabalho.

Ultrapassada essa dificuldade, passámos à fase de planificação do flipchart, o que nos obrigou a projectar como iríamos fazer, isto é, como viria a ser concretizado o recurso.

No meu ponto de vista, foi importante a produção deste guião  porque nos levou a pensar e programar o que queríamos fazer e a delinear como  pensávamos vir a concretizá-lo. Sem este documento, possivelmente, iniciaríamos a produção do nosso recurso sem um rumo definido e iríamos procedendo a reformulações passo a passo, dando ao trabalho uma sequência aleatória. Provavelmente o produto final seria totalmente diferente do que vamos produzir.  No entanto, é difícil fazer um guião de algo que ainda só existe no nosso pensamento, prever todas as etapas necessárias, antecipar dificuldades,… Há uma constante necessidade de projectar as actividades no nosso pensamento.  Pensar o que será necessário acrescentar ou retirar. Mas  essa foi a principal finalidade deste guião: levar a pensar, planear e orientar a criação de um recurso multimédia para quadros interactivos. E penso que servirá para o fim a que se propôs.

Margarida Cortesão 




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Terceira Reflexão - O Gui...

. Segunda Reflexão - O soft...

. Primeira Reflexão - A ava...

. Comentário de avaliação a...

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds