Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Segunda Reflexão - O software Active Inspire para Quadros Interactivos

 Linguagens de Autoria em Educação

Segunda Reflexão

O software Active Inspire para Quadros Interactivos

        

         O software Active Inspire da Promethean, que nos foi apresentado pelo Doutorando António Pedro Costa, é um produto auxiliar para a produção de recursos multimédia com aplicação à educação.

         A divulgação deste software foi realizada em duas aulas. Na primeira aula tomámos conhecimento das várias ferramentas do programa e de algumas das suas potencialidades que foram ilustradas com exemplos de actividades passíveis de ser produzidas  com recurso a esse software. Algumas das actividades dos flipcharts apresentados tinham por base a elaboração de recipientes para selecção e organização de conhecimentos, outras, como separar uma imagem em objectos, e as suas possíveis aplicações, actividades com a possibilidade de escolha de vários tipos de resposta, entre outras.

Entretanto, foi-nos proposta a realização de um conjunto de tarefas  no sentido de experimentar e aplicar algumas das potencialidades do software ActiveInspire.

         Na segunda aula tomámos contacto com o dispositivo  ActiVotes, que foi promovido através da  resposta a um questionário desenvolvido no ActiveInspire. Pudemos ainda  observar como se  pode elaborar  um questionário com este software e como  fazer a recuperação e o arquivo dos resultados.

Na segunda parte da sessão foram partilhadas algumas dificuldades sentidas nas tarefas que tínhamos realizado, tendo sido tiradas algumas dúvidas pelo dinamizador Pedro Costa, que prestou apoio e esclareceu dúvidas resultantes das experiências com o programa.  

No que me concerne, gostaria que esta parte da aula pudesse ter sido mais extensa de modo a que nos fosse possível concretizar  algumas das experiências propostas e clarificar imediatamente dúvidas que nos surgem quando as realizamos sozinhos, pois senti bastantes dificuldades na realização individual das tarefas. O software parece-me muito pouco intuitivo o que não facilita a sua utilização pelo docente com menos conhecimentos de informática. Senti que precisaria de mais explicações sobre as ferramentas e suas potencialidades e de uma maior concretização imediatamente a seguir às explicações dadas.

 Pessoalmente, ainda me posiciono numa etapa de descoberta, em relação a este software, tendo por isso algumas reticências em me pronunciar positiva ou negativamente em relação ao seu potencial de aplicação na educação. No entanto, encontro semelhanças entre algumas das ferramentas do ActiveInspire e as do Paint e tenho esperança que essa proximidade com a aplicação do Windows me dê alguma orientação na concretização do flipchart que devemos fazer com recurso ao ActiveInspire.

 

Margarida Cortesão




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Terceira Reflexão - O Gui...

. Segunda Reflexão - O soft...

. Primeira Reflexão - A ava...

. Comentário de avaliação a...

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds